II Encontro de Ginástica de Grupo e Acrobática

O nosso GE de Ginástica participou no II Encontro de Ginástica de Grupo e Acrobática que se realizou no dia 14 de maio, na nossa Escola.

Foi uma prova excelente com resultados, igualmente excelentes. Os alunos participaram com entusiasmo, com emoção e dignificaram o Projeto GarrettGym e a ES Almeida Garrett. Obtiveram resultados desportivos de relevo.

Em Ginástica de Grupo, o Grupo A, B e C conquistaram brilhantemente o 1º, 2º e 3º, tendo sido apurados para o Campeonato Regional.

Em Ginástica Acrobática:
Pares Masculinos: 1º classificado, Tiago Silva e Gonçalo Silva;
Trios Masculinos: 1º classificado, Gonçalo Silva, Guilherme Alves e Tomás Gonçalves;
Pares Mistos: 1º classificado, Miriam Galhardo e Guilherme Alves, 2º, Mariana Neves e Tomás Gonçalves;
Em Pares Femininos: 2º classificado, Ana Rita Carvalho e Caryna Lusyc, 3º , Érica Nascimento e Beatriz Mesquita;
Em Trios Femininos: 5ª,6º e 7º lugar, respectivamente, Sofia Santos/Mariana e Leonor Afonso, Carolina Veiga/Matilde Alves/Maria Dias e, Ana Luísa/Raquel Alves e Mariana Telo.

De agradecer, a postura empenhada e profissional das nossas juízes Marisa Adelino e Leonor Barbosa, no painel de ajuizamento de ginástica de grupo e, Beatriz Vieira, Filipa Silva, Francisca Veiga e Leonor Gomes, no painel de acrobática. De enaltecer o constante carinho e apoio dos pais que nos aplaudiram e organizaram o Bar GarrettGym pais.

Mais uma missão cumprida com elevado sucesso.

Somos Projeto GarrettGym

#Pausativa

A pensar no Bem-Estar e na Saúde Mental de toda a comunidade escolar, a ESAG, através da sua Área Disciplinar de Educação Física, e do recente criado “Movimento Escolas Ativas”, continua a sensibilizar para a importância e os benefícios de fomentar pequenas pausas nas aulas. 

Assim, produziu mais duas Pausas Ativas (série de movimentos de alongamento), sugerindo a sua utilização durante as aulas, sempre que considerem necessário promover uma quebra para voltar a apelar à concentração dos alunos. 

#Pausativa_4.mp4

#Pausativa_5.mp4

Festa do Futebol Feminino 2022

As alunas da Escola Secundária de Almeida Garrett (ESAG), acompanhadas pelo Professor José Mário Cachada, participaram, no passado dia 26 de abril, no Complexo da Bataria, em Leça da Palmeira, na “Festa do Futebol Feminino 2022”, organizada pela Associação de Futebol do Porto, em colaboração com o “Desporto Escolar | CLDE Porto”.

Apesar de vencidas, por duas vezes, pela fantástica equipa do CLIP, a participação das alunas da ESAG foi muito positiva.

De realçar, e a propósito, a valorosa atitude de fairplay, por parte da equipa do CLIP, em particular por parte dos seus professores que, reconhecendo a particular superioridade, técnica e tática, das suas alunas, no segundo jogo, sugeriram à organização que a equipa da ESAG jogasse com nove jogadoras, isto é, com mais duas jogadoras do que a sua equipa. Esta atitude de fairplay, por parte do CLIP, permitiu um maior equilíbrio entre as duas equipas, ainda que, com a natural superioridade do CLIP.

De realçar, ainda, a excelente e pedagógica arbitragem do árbitro Jorge Costa e da sua equipa.

Corta-mato Nacional Escolar, do Desporto Escolar, 2022

O Corta-mato Nacional Escolar, do Desporto Escolar, teve formalmente o seu início, com a cerimónia oficial de abertura, que se realizou no passado dia 1 de abril, ao início da noite, no Pavilhão n.º 1 de Valença, o qual esteve repleto para assistir ao espetáculo, bem como às intervenções protocolares, marcando, deste modo, o início da sua edição de 2022.

Numa cerimónia que se constituiu com um alinhamento recheado de dinamismo, de coreografias de dança, de música e de demonstrações de trial, programa este que captou a atenção e o entusiasmo de todos os alunos, de todos os professores, assim como dos demais espetadores, que coloriram as bancadas e que cantaram, bem alto, o hino de Portugal, um dos momentos mais simbólicos deste regresso às provas nacionais.

O corta-mato prosseguiu, na manhã do dia seguinte, dia 2 de abril, a partir das 10:00 horas, com as competições, por escalão e género, num percurso exigente, mas emoldurado pela fantástica paisagem oferecida pelo Rio Minho e pelas muralhas da “Fortaleza de Valença”.

As alunas da Escola Secundária de Almeida Garrett (ESAG), Maria Pimentel, do 10ºE, e Ana Rita Gomes, do 9ºC, acompanhadas pela Professora Quitéria Barbosa, tiveram uma participação de excelência, com especial relevância para a aluna Maria Pimentel, que se classificou em 3.º lugar, o que lhe garantiu uma, merecida, subida ao pódio.

Para aqueles que desejarem conhecer os vencedores, e não só, do Corta-Mato Nacional Escolar, do Desporto Escolar, 2022, podem consultar os resultados em https://bit.ly/Corta-Mato-DE.

II Encontro de Trampolins

O nosso GE de Ginástica participou no II Encontro de Trampolins que se realizou no dia 23 de abril, na ES D. Dinis, em Póvoa de Varzim.
Foi uma prova muito bem sucedida, onde os alunos participaram com entusiasmo, motivação e muito dignificaram o Projeto GarrettGym e a ES Almeida Garrett. Obtiveram resultados desportivos bastante relevantes. A saber:
No Nível elementar:
– Em tapete: 2º lugar, Alissa Grechiskina,3º , Isabel Fernandes e, 5º, Rita Barbosa;
– Em Minitrampolim: 2º lugar, Rita Barbosa e, em 4º, Ana Cordeiro;
– Em PCT: 2º lugar, Isabel Fernandes, 3º Rita Barbosa e, 5º Ana Cordeiro;

No Nível avançado Feminino:
– Em tapete: 1º lugar, Mariana Afonso, 2º, Bárbara Pacheco, 3º, Matilde Alves, 4º, Leonor Afonso e, 5º, Carolina Veiga;
– Em Minitrampolim: 1º lugar, Mariana Afonso, 2º, Leonor Afonso, 3º, Bárbara Pacheco e, 4º, Carolina Veiga;
– Em PCT: 1º lugar, Mariana Afonso, 2º, Bárbara Pacheco, 3º,Leonor Afonso e, 4º, Carolina Veiga;

No Nível avançado Masculino:
– Em Minitrampolim: 1º lugar, Gonçalo Silva, 2º, Guilherme Alves;
– Em tapete e PCT: 1º lugar, Gonçalo Silva.

Os três primeiros classificados, do nível avançado, foram apurados para o Campeonato Regional de Trampolins.
De agradecer, a postura competente da nossa juiz, Beatriz Brandão_12D, o carinho dos pais que nos acompanharam para assistir à prestação dos nossos jovens ginastas e, o apoio, inestimável, da CM Gaia para mais um transporte da nossa comitiva.

Mais uma missão cumprida com elevado sucesso.

Somos Projeto GarrettGym