Dia Mundial da Alimentação

Cartaz Alimentação

No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Na ESAG, a comemoração do referido será a 17 de outubro e a equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES) e Eco-Escolas vão promover algumas atividades alusivas ao dia, com o objetivo de consciencializar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação saudável e sustentável.

Dia Mundial da Saúde Mental

No próximo dia 10 de outubro, segunda-feira, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Na ESAG a equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES) e o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) vão promover algumas atividades alusivas ao dia.
A Organização Mundial de Saúde define a saúde mental como «o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere» (OMS, 2002).
 
Sabe como anda a sua Saúde Mental? Cuide de si!
 
 

Dádiva de sangue

A SUA DÁDIVA É PRECIOSA! SALVE VIDAS DANDO SANGUE.

No dia 7 de junho será realizada uma colheita de sangue pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, na ESAG.
Convidam-se todos os elementos da comunidade a inscreverem-se como potenciais dadores.
Antes da colheita haverá uma consulta com um médico do Instituto Português do Sangue, o qual validará ou não a dádiva.

Requisitos dos potenciais dadores:
– idade entre os 18 e 65 anos;
– se for a primeira dádiva, a idade é dos 18 aos 60 anos;
– ter um “peso” igual ou superior a 50 kg;
– os homens não podem ter doado sangue nos últimos 3 meses antes de 7 de junho;
– as mulheres não podem ter doado sangue nos últimos 4 meses antes de 7 de junho.

Para realizarem a inscrição como potenciais dadores, por favor, façam a leitura do Código QR.

Dia Mundial sem Tabaco

Comemora-se a 31 de maio o Dia Mundial sem Tabaco. Esta efeméride, criada pela Organização Mundial de Saúde em 1987, tem como objetivo aumentar a consciencialização para os efeitos prejudiciais do uso do tabaco, da exposição ao fumo passivo e desencorajar o uso do tabaco em qualquer uma de suas formas.

A nível mundial, por ano, mais de 8 milhões de pessoas morrem devido ao tabaco, das quais mais de 7 milhões são fumadores e cerca de 1,2 milhões são não fumadores expostos ao fumo passivo.

A ESAG, mais uma vez, juntou-se a esta iniciativa, colocando nas portas das salas de aula fotos que pretendem chamar atenção dos nossos jovens para as consequências devastadoras do tabagismo.