Horário de funcionamento

As instalações da ESAG estão abertas das 7 horas e 45 minutos às 24 horas, de segunda a sexta-feira. As atividades letivas, e outras de complemento curricular, decorrem entre as 8 horas e 15 minutos e as 18 horas e 30 minutos. Outras atividades, incluindo as de abertura à comunidade, podem decorrer fora deste horário, incluindo sábados e domingos.

Pode também consultar os horários de:

A. S. E. e Seguro Escolar

Horário de Atendimento

O serviço de Ação Social Escolar (ASE) funciona nos serviços administrativos e coordena as atividades referentes aos auxílios económicos dos alunos mais carenciados, seguro escolar, transportes escolares dos alunos que deles beneficiem e funcionamento logístico do refeitório, bufete e loja do aluno.

Todos os alunos estão abrangidos pelo seguro escolar que cobre as despesas não suportadas pelos sistemas de saúde individual, nomeadamente: acidentes na Escola, em atividades escolares e no percurso de casa para a Escola e retorno, desde que este se verifique no período imediatamente anterior e posterior dos tempos inicial e final respetivamente.

Horário de atendimento ao público:
Das 9:30 às 16:30 (encerra entre as 12:00 e as 14:00) Continuar a ler “A. S. E. e Seguro Escolar”

Serviços de Administração Escolar

Os serviços de administração escolar funcionam no pavilhão administrativo e são coordenados por uma coordenadora técnica.


Serviços de Administração Escolar

Horário de atendimento ao público:

Diariamente entre as 9:30 às 16:30.

(Nas interrupções letivas, encerra entre as 12:00 e as 14:00.)

Ação Social Escolar (ASE) encerra entre as 12:00 e as 14:00. Continuar a ler “Serviços de Administração Escolar”

Biblioteca

As atividades que se desenvolvem na Biblioteca da Escola regem-se por normas de funcionamento próprias, aprovadas pelo Conselho Pedagógico, e constantes do Regulamento Interno.

A Biblioteca possui uma Professora Bibliotecária que assegura a gestão das instalações, orienta a Equipa Educativa e coordena todas as atividades que aí se desenvolvem.

Horário:
Das 8.00 às 17.10 horas, de segunda a sexta-feira, exceto quarta-feira, das 8.00 às 13.10 horas. Continuar a ler “Biblioteca”

Refeitório e Bar

Horário de Atendimento

O direito de acesso e uso do refeitório requer a marcação da refeição. Esta marcação terá de ser feita online, através do programa GIAE, em casa ou nos computadores existentes na escola (biblioteca). Poderá ser marcado almoço para vários dias da semana/mês de acordo com as ementas disponíveis. O almoço terá um preço normal caso seja marcado no dia anterior até às 23h59 ou com custos acrescidos, no próprio dia, até às 10h00.

No caso de algum aluno pretender almoçar “dieta”, terá de manifestar essa intenção até às 10h00 do próprio dia.

A ordem de chegada ao refeitório e ao bar deve ser escrupulosamente respeitada. No entanto, a escola estabelecerá prioridades de acordo com as necessidades e condicionantes dos horários dos alunos.

Refeitório

Almoço:

Das 12h00 às 14h00

 

Bar

Horário de atendimento ao público:

Das 9h30 às 16h00 Continuar a ler “Refeitório e Bar”

História da ESAG

Escola Secundária de Almeida Garrett

O Decreto-lei nº 45.636 de 31 de Março de 1964 concedeu a Vila Nova de Gaia a Escola Oficial a que desde há muito tempo tinha direito. Abriu ao público com uma secção masculina – dependente do Liceu Alexandre Herculano – e uma feminina – dependente do Liceu Rainha Santa Isabel.

A Escola, hoje denominada Secundária de Almeida Garrett abriu no ano letivo de 1966/67, a 10 de Outubro, com o ensino até ao 5° ano (atual 9° ano), como Liceu Nacional de Vila Nova de Gaia, estabelecimento de ensino misto – para ambos os sexos – tendo sido criados nos anos seguintes, progressivamente, o 6° e 7° anos, então 3° ciclo dos liceus (ou curso complementar), o que se traduziu numa inovação das características de ensino/aprendizagem influenciadoras de uma nova orientação da escola.

Após algumas transformações, decorrentes das alterações políticas da Revolução de 25 de Abril, do alargamento da escolaridade obrigatória, da criação dos cursos noturnos, da abertura de novas escolas do 2° e 3° ciclos do ensino básico nas áreas circundantes, o Liceu Nacional de Vila Nova de Gaia passou a designar-se Escola Secundária nº 2 e, mais tarde, pela Portaria 261/87, de 2 de Abril, tomou o nome atual de Escola Secundária de Almeida Garrett.

Mensagem de boas-vindas

A Direção, enquadrando as suas funções e atividades no Projeto Educativo que envolve toda a Comunidade Escolar, pugna pela criação das condições – logísticas, materiais e humanas – que propiciem o bem-estar e o equilíbrio, tão necessários ao desenvolvimento das competências, capacidades e qualidades de cada um dos Alunos desta Escola. Com a dedicação, profissionalismo e humanismo de cada um dos Profissionais que aqui laboram e a colaboração, o estudo, o desenvolvimento e desempenho dos nossos Alunos, Pais e Encarregados de Educação, somos e seremos “A Melhor Escola”.

Dr. Paulo Mota

O Diretor