Projeto eTwinning Personajes Hispanos

No âmbito da disciplina de Espanhol, os alunos do 11ºJ participaram no projeto eTwinning Personajes Hispanos, desenvolvido entre novembro de 2021 e maio de 2022, em parceria com escolas da Finlândia e da Polónia.

Uma vez que a possibilidade de comunicar e trabalhar com jovens de outros países potencia a motivação para o trabalho e desenvolve, consequentemente, as competências comunicativas em contexto real, aos alunos foi lançado o desafio de descobrirem e divulgarem personalidades de língua espanhola de diferentes áreas, conjuntamente com colegas estrangeiros, também eles estudantes de Espanhol Língua Estrangeira (ELE). O interesse pelo projeto foi, sem dúvida, despoletado, por este potencial comunicativo, proporcionando aos discentes a oportunidade de desenvolverem competências específicas da disciplina de Espanhol.

Acresce o facto de os alunos terem recorrido a ferramentas de comunicação virtual/plataformas, nomeadamente o Instagram, Twinspace, Canva, Wakelet e Google Sites, para se apresentarem aos parceiros internacionais e para trabalharem colaborativamente, desenvolvendo, assim, a sua literacia digital.

Por último, o projeto Personajes Hispanos permitiu aos estudantes envolvidos adquirir ou desenvolver competências na área do relacionamento interpessoal, nomeadamente as capacidades de cooperação, partilha e colaboração. Promoveu, ainda, a interação com tolerância, empatia e responsabilidade, afinando a argumentação, negociação e aceitação de diferentes pontos de vista.

¡Visita la página web!

https://sites.google.com/zarco.pt/proyectoetwinningpersonajeshis/p%C3%A1gina-inicial

Palestra sobre Cibersegurança – 7.º/ 8.º/ 10.ºano

No dia 18 de março, o Projeto de Educação para a Saúde, com o apoio da Área Disciplinar de Informática, promoveu uma palestra sobre Cibersegurança, para alunos do 7º, do 8º e do 10º ano, dinamizada pela Polícia Judiciária, na pessoa do Sr. Inspetor Bernardino Martins que exerce funções de Chefia na Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, numa brigada de investigação de cibercriminalidade, o qual se fez acompanhar pelo Sr. Inspetor Carlos.

Os resultados da palestra realizada podem ser visualizados no seguinte vídeo: