Selo Escola Saudável – DGE

A ESAG recebeu o Selo Escola Saudável 2021-23, nível avançado, atribuído pela DGE, destacando-se, portanto, na promoção de uma política de saúde e de bem-estar refletida no seu projeto educativo, fortalecendo assim a sua capacidade de criar um ambiente saudável para a aprendizagem.
Parabenizam-se todas as equipas de projetos, serviços e áreas disciplinares que para tal contribuíram.

A equipa PES

Compromisso com a Ética no Desporto

Juramento pela Ética no Desporto

Por ocasião do corta-mato da ESAG, os alunos-atletas que participaram no referido evento, bem como os representantes dos seus pais e encarregados de educação e os juízes-árbitros, fizeram o “Juramento pela Ética no Desporto”, conforme o texto infra, assumindo, desta forma, o compromisso para com a adoção de comportamentos e gestos positivos que promovam os valores no desporto tais como: a verdade, ajuda, tolerância, o respeito pelas regras, o respeito pelo outro, fairplay, o saber estar, saber aceitar o resultado. Na verdade, promovendo estes valores, o desporto e todos nós na escola ficaremos a ganhar, uma vez que, no desporto, mas também na ESAG, somos convidados a promover e a viver valores inerente ao Desporto como: respeito, verdade, ajuda, tolerância, fairplay, o saber estar e saber aceitar o resultado.

anexo 1 (.pdf)

Cartão Branco

O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. Ao Cartão Branco aderem entidades interessadas em promover valores e ética no âmbito da prática desportiva, como é o caso da ESAG. Assim, ao longo deste ano letivo, sempre que existam torneios, ou competições desportivas promovidas pela ESAG, o Cartão Branco poderá ser utilizado. Será da competência do árbitro/juiz a atribuição do cartão branco/fairplay sempre que durante o jogo observe uma ação ou comportamento merecedor do mesmo, podendo ser mostrado a diversos intervenientes envolvidos. Faz por o merecer…

Diz não ao Racismo no Desporto e na Vida

Como sabes, o Desporto deve proporcionar estilos de vida equilibrados e saudáveis, sendo um forte instrumento de desenvolvimento físico, motor, social, emocional, de inclusão e realização pessoal. Contudo, por vezes, assiste-se a um lado menos bom no desporto, a diversas expressões de racismo, como foi, infelizmente, e entre outros, o caso de Marega. O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em parceria com a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APVCD) e a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) desenvolveram a brochura pedagógica “Dislike ao Racismo no Desporto”, conforme poderás verificar no link infra.

https://pned.ipdj.gov.pt/documents/61051/117975/RacismoFinal_LR.pdf/a13c6cb9-a7f8-1848-1277-f342e7bd28f0?t=1635955192883 

Começa, já hoje, a dizer não Bullying

O Bullying, como sabes, é um problema que está cada vez mais presente no Desporto e na vida. O PNED e a FMH lançaram em 2012 esta brochura contra o Bullying, que se chama “Cartão Vermelho ao Bullying”. Conhece-a e começa, já hoje, a dizer não Bullying.

https://pned.ipdj.gov.pt/documents/61051/77533/Cart%C3%A3o+Vermelho+ao+Bullying.pdf/ceb856ba-243a-cf13-f3c8-4d41f61e0f0e?t=1621861320350

Compromisso com a Ética no Desporto

Numa era em que há, objetivamente, uma crise de valores, os Alunos da Escola Secundária de Almeida Garrett, assim como os seus Pais e Encarregados de Educação, ao assinarem o presente documento, assumem, de forma clara e inequívoca, o compromisso para com a ética desportiva, que é, nos termos enunciados pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. (IPDJ, I. P.), “não apenas uma mera enunciação geral de princípios de atuação concreta perante o fenómeno desportivo, mas também uma exigência de conduta a cada momento exigível, e que deve nortear a praxis da vida em tudo o que com o Desporto se relacione e interaja”, nomeadamente, com a escola.

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

No dia 1 de dezembro comemorou-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA. Na ESAG, a comemoração do referido dia teve lugar no dia 30 de novembro e 2 de dezembro. A equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES) promoveu algumas atividades alusivas ao dia, com o objetivo de consciencializar para a importância desta temática.

No dia 30 de novembro, o grupo de Jovens Promotores de Saúde (10º D) e os alunos do 12º B, percorreram a escola a distribuir laços vermelhos (símbolo da Luta Contra a SIDA) e pulseiras da mesma cor. No dia 2 de dezembro, o PES promoveu sessões de esclarecimento sobre SIDA e outras doenças sexualmente transmissíveis, para alunos do 12º ano, dinamizadas por médicos infeciologistas do Hospital Pedro Hispano, Dr. Frederico Duarte e Dr. Luís Moura.

Os resultados do trabalho realizado podem ser visualizados no seguinte vídeo: