Dia Mundial da Saúde Mental

No próximo dia 10 de outubro, domingo, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Na ESAG, a comemoração do referido dia terá lugar a 11 de outubro e a equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES) está a promover algumas atividades alusivas ao dia.
A Organização Mundial de Saúde define a saúde mental como «o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere» (OMS, 2002).
Visualiza o vídeo e reflete na qualidade da tua saúde mental.

Os Jovens e a Saúde Mental (Vídeo Completo)

Somos Escola_Ativa

Para termos crianças e jovens mais ATIVOS, mais SAUDÁVEIS e mais FELIZES, precisamos de ter Escolas Ativas.

A ESAG abraçou mais um desafio e na Comemoração do Dia Europeu do Desporto na Escola assistimos a uma mancha colorida de alunos, professores, funcionários e pais, a caminhar com entusiasmo, com ritmo e manifestando solidariedade, pois foi possível contribuir com um donativo para a Liga Portuguesa contra o Cancro.

Também neste dia foi lançado pelo IPDJ um Vídeo relativo ao Movimento Escola_ativa. Este filme foi protagonizado pelos nossos alunos, nas nossas instalações e englobou os 4 eixos que a Escola_Ativa integra: Educação Física, Desporto Escolar, Hábitos de Vida saudáveis e Intervalos ativos.

Somos Escola_Ativa

Recolha de livros

A recolha de livros, no âmbito do Programa Eco-Escolas, na ESAG, permitirá a conversão em verbas que irão ajudar o Complexo Escolar de CONFHIC, em Neves, São Tomé e Príncipe- Casa Fiz do Mundo.
Obrigada à professora Lúcia Vasquez que através do Sr. José Augusto dinamizou esta recolha.

Equipa Eco-Escolas

Todos na construção do Plano Cultural de Escola da ESAG 2021/2022

O que define a Cultura de Escola? Que Património nos define? Qual oo papel das Artes na comunidade ESAG?

Eis algumas perguntas que serão dirigidas à comunidade no próximo ano letivo. No ano II do Plano Nacional da Artes, é tempo de fazer o chamamento da comunidade de uma forma mais participativa no sentido de identificar o que melhor nos define como Escola integrada no Plano Nacional das Artes e partilhar o que melhor temos neste campo da vivência escolar.

Gostaríamos de endereçar o convite a QUALQUER elemento da comunidade: aluno, professor, auxiliar, técnico, encarregado de educação parceiro, mecenas, vizinho, etc para se identificar e participar nas dinâmicas da Escola no que diz respeito a QUALQUER atividade onde as valências da Cultura, Artes e Património possam enriquecer a vivência ESAG.

A qualquer momento podem consultar as publicações do Plano Nacional das Artes do site da Escola e o contactar a Equipa de professores: anarute@esagarrett.com.pt, antoniopinto@esagarrett.com.pt ou elisabetegomes@esagarrett.com.pt.

Certamente há algo a partilhar entre todos os que vivem a Escola Almeida Garrett e que emergirá de forma criativa e enriquecedora neste próximo ano que se avizinha.

Bem hajam!