Todos na construção do Plano Cultural de Escola da ESAG 2021/2022

O que define a Cultura de Escola? Que Património nos define? Qual oo papel das Artes na comunidade ESAG?

Eis algumas perguntas que serão dirigidas à comunidade no próximo ano letivo. No ano II do Plano Nacional da Artes, é tempo de fazer o chamamento da comunidade de uma forma mais participativa no sentido de identificar o que melhor nos define como Escola integrada no Plano Nacional das Artes e partilhar o que melhor temos neste campo da vivência escolar.

Gostaríamos de endereçar o convite a QUALQUER elemento da comunidade: aluno, professor, auxiliar, técnico, encarregado de educação parceiro, mecenas, vizinho, etc para se identificar e participar nas dinâmicas da Escola no que diz respeito a QUALQUER atividade onde as valências da Cultura, Artes e Património possam enriquecer a vivência ESAG.

A qualquer momento podem consultar as publicações do Plano Nacional das Artes do site da Escola e o contactar a Equipa de professores: anarute@esagarrett.com.pt, antoniopinto@esagarrett.com.pt ou elisabetegomes@esagarrett.com.pt.

Certamente há algo a partilhar entre todos os que vivem a Escola Almeida Garrett e que emergirá de forma criativa e enriquecedora neste próximo ano que se avizinha.

Bem hajam!

10×10: Ensaios entre Arte e Educação

Para todos os professores e não só!


Um manual que não é um manual. Poderia descrever-se assim o livro que reúne testemunhos, roteiros, ensaios e textos de reflexão sobre o projeto 10×10, uma iniciativa Gulbenkian Descobrir que, ao longo dos últimos cinco anos letivos, pôs artistas e professores de diversas disciplinas do ensino secundário a colaborar, com o objetivo de desenvolver estratégias de aprendizagem eficazes na captação da atenção, motivação e envolvimento dos alunos na sala de aula. Não é um manual, mas serve de instrumento de trabalho e é, sobretudo, uma inspiração para todos os profissionais ligados às Artes e à Educação. É de edição limitada e não está à venda, mas encontra-se disponível gratuitamente em versão digital.

https://gulbenkian.pt/descobrir/publication/10×10-ensaios-arte-educacao/