Composição do Conselho Geral para o quadriénio 2021 – 2025

CONSELHO GERAL

Composição do Conselho Geral

Quadriénio 2021 – 2025

Nuno Alves Pereira, Presidente do Conselho Geral da Escola Secundária de Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia, informa que na sequência dos atos eleitorais realizados em dez de novembro de dois mil e vinte e um, os representantes dos docentes, não docentes e alunos no Conselho Geral da Escola Secundária de Almeida Garrett são os seguintes: ——————
Representantes eleitos pelos docentes (nº 1 do artigo 14º do Decreto-Lei 137/2012, de 2 de julho): —————————————————————–

Ana Maria Felicíssimo Ramos; ———————————————————-

António Fernando da Silva Pinto; ——————————————————-

Fernando José Rodrigues de Oliveira; ————————————————-

Henrique Pereira da Silva; —————————————————————

Maria Clara Caldas Mesquita Guimarães; ———————————————

Maria José Fernandes da Costa Sousa; ————————————————

Nuno Alves Pereira; ———————————————————————-

Representantes eleitos pelos alunos (nº 2 do artigo 14º do Decreto-Lei 137/2012, de 2 de julho): —————————————————————–

Clara da Costa Rodrigues Botelho; —————————————————–

Margarida Taipa Guerra de Castro Ferreira; ——————————————-

Representantes eleitos pelo pessoal não docente (nº 2 do artigo 14º do Decreto-Lei 137/2012, de 2 de julho): ————————————————–

Joaquim Nuno Teixeira Telo; ————————————————————

Maria Conceição Pereira de Castro Varejão; ——————————————

Os Representantes de pais e encarregados de educação, eleitos em assembleia geral de pais e encarregados de educação da Escola Secundária de Almeida Garrett, em quinze de outubro do corrente ano, conforme comunicação de oito de novembro do Presidente da Assembleia Geral da APELGA – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Almeida Garrett, entidade representativa dos pais e encarregados de educação da Escola — são os seguintes (nº 3 do artigo 14º do Decreto-Lei 137/2012, de 2 de julho): —

Carla Fernanda Borges Barros Rodrigues Brandão ——————————–

Augusto José Graça Pires —————————————————————

Sara Maria Salgado Bernardo ———————————————————–

Carlos Manuel Gonçalves —————————————————————

António Carlos Pinheiro da Costa Bento –——————————————–

Por comunicação de quinze de novembro o município de Vila Nova de Gaia, através do Gabinete da Vereadora de Educação e Ação Social, indicou como seus representantes neste Conselho Geral (nº 4 do artigo 14º do Decreto-Lei 137/2012, de 2 de julho): ——————–

João Paulo Correia; ———————————————————————–

Jorge Fernando da Silva Ferreira. ——————————————————-

Por deliberação unânime, foram cooptados como representantes da comunidade local (nº 4 do artigo 14º do Decreto-Lei 137/2012, de 2 de julho), na reunião de vinte e cinco de novembro de dois mil e vinte e um e na de dezassete de janeiro de dois mil e vinte e dois a Escola de Dança Ginasiano, o Agrupamento dos Centros de Saúde de Gaia e o Futebol Club de Gaia, tendo estas instituições indicado como seus representantes, respetivamente, ——

Maria de Fátima da Conceição Ramos; ————————————————

Carlos Alberto Pratas Valente; ———————————————————

Antónia Maria Lopes Fonseca Santos. ————————————————-

———————————————————————————————–

Vila Nova de Gaia, 29 de março de 2022

O Presidente do Conselho Geral

Professor Nuno Alves Pereira

II Encontro de Trampolins

O nosso GE de Ginástica participou no II Encontro de Trampolins que se realizou no dia 23 de abril, na ES D. Dinis, em Póvoa de Varzim.
Foi uma prova muito bem sucedida, onde os alunos participaram com entusiasmo, motivação e muito dignificaram o Projeto GarrettGym e a ES Almeida Garrett. Obtiveram resultados desportivos bastante relevantes. A saber:
No Nível elementar:
– Em tapete: 2º lugar, Alissa Grechiskina,3º , Isabel Fernandes e, 5º, Rita Barbosa;
– Em Minitrampolim: 2º lugar, Rita Barbosa e, em 4º, Ana Cordeiro;
– Em PCT: 2º lugar, Isabel Fernandes, 3º Rita Barbosa e, 5º Ana Cordeiro;

No Nível avançado Feminino:
– Em tapete: 1º lugar, Mariana Afonso, 2º, Bárbara Pacheco, 3º, Matilde Alves, 4º, Leonor Afonso e, 5º, Carolina Veiga;
– Em Minitrampolim: 1º lugar, Mariana Afonso, 2º, Leonor Afonso, 3º, Bárbara Pacheco e, 4º, Carolina Veiga;
– Em PCT: 1º lugar, Mariana Afonso, 2º, Bárbara Pacheco, 3º,Leonor Afonso e, 4º, Carolina Veiga;

No Nível avançado Masculino:
– Em Minitrampolim: 1º lugar, Gonçalo Silva, 2º, Guilherme Alves;
– Em tapete e PCT: 1º lugar, Gonçalo Silva.

Os três primeiros classificados, do nível avançado, foram apurados para o Campeonato Regional de Trampolins.
De agradecer, a postura competente da nossa juiz, Beatriz Brandão_12D, o carinho dos pais que nos acompanharam para assistir à prestação dos nossos jovens ginastas e, o apoio, inestimável, da CM Gaia para mais um transporte da nossa comitiva.

Mais uma missão cumprida com elevado sucesso.

Somos Projeto GarrettGym

“O Padrinho”: o clássico de Copolla faz 50 anos

A equipa Plano Nacional de Cinema decidiu assinalar a efeméride da passagem dos 50 anos do lançamento do primeiro filme da saga existencialista “O Padrinho”. A sua apresentação ao público aconteceu em 1972 no Lowe”s State Theater em Nova Iorque com enorme, e improvável, sucesso de bilheteira. A banda sonora de Nino Rota, um dos compositores de Federico Fellini, recebeu o prémio Anthony Asquith. Marlon Brando no papel de Vito Corleone, no papel de Capo di tutti capo, é inesquecível e tudo leva a crer que os verdadeiros mafiosos se reviam na personagem. É muito mais do que um filme de gangsters… não percam esta oportunidade de (re)ver este clássico. Apareçam e tragam um familiar e/ou um amigo.

É possível fazer reservas para assistir à sessão aqui:

https://50anospadrinhoesag.weebly.com/ 

Dia Mundial da Terra

Divulgação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável através de atividades dinamizadas pelos Projetos Ciência Viva e Ciências da Terra e do Espaço, Eco-Escolas.

Dia Nacional da Educação de Surdos

O Dia Nacional da Educação de Surdos foi criado para lembrar as lutas e conquistas a respeito da escolarização de estudantes surdos e a sua inclusão no ensino regular, assim como sensibilizar as pessoas para as questões da comunidade surda como: melhores condições de trabalho, educação, saúde e o reconhecimento da língua gestual.
A ESAG comemorou este dia com a apresentação do filme “GESTO”, uma sessão de esclarecimento sobre surdez e um vídeo com as saudações em Língua Gestual Portuguesa, os alunos interagiram repetindo os gestos. Estiveram presentes os alunos do 10º E, acompanhados pela professora Manuela Vasconcelos, e os alunos do 11º A, acompanhados pelo professor António Pinto.

Continuar a ler “Dia Nacional da Educação de Surdos”

Bandeira da Ética

A Escola Secundária de Almeida Garrett “conquista” a Bandeira da Ética e passa a integrar uma comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto.

O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) tem como missão a promoção dos valores e da ética desportiva.
Sendo a ética um dos pilares de uma sã atividade desportiva, é importante que o desporto seja vivido de acordo com os princípios e valores éticos.
Para a promoção destes valores e princípios, foi criada a Bandeira da Ética, uma metodologia para certificar e para valorizar boas práticas na área da ética desportiva.
Mais do que a busca da certificação, já de si muito importante e relevante para a escola, ao submeter a sua candidatura, em dezembro de 2021, a Escola Secundária de Almeida Garrett (ESAG), mais propriamente a “família da ESAG”, foi em busca da excelência, no que aos valores e à ética no desporto, na escola e na vida diz respeito.
Razão pela qual, foi com agrado que a ESAG recebeu, no passado dia 18 de abril, a informação de que a sua candidatura à certificação da Bandeira da Ética foi aprovada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).
Desta forma, a ESAG passa a fazer parte de uma comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto e reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem neste âmbito.
A entrega da Bandeira da Ética, em formato físico, será, oportunamente, articulada com a Direção Regional do Norte do IPDJ.
A “família da ESAG” está, pois, de parabéns.

Bandeira da Ética _ diploma _ ESAG