Dia Mundial do Cinema

Dia Mundial do Cinema

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Cinema. É importante celebrar esta data porque o cinema é a expressão artística que tem mais impacto social. É também central na afirmação da nossa cultura e na propagação dos valores que nos unem.

Com os irmãos Auguste e Louis Lumière, o cinema, começou a ser uma atividade económica. Atualmente junta lucros obtidos nas salas de cinema com o crescimento do mercado do vídeo a pedido.

O cinema também pode e deve ser um meio de desenvolvimento educativo (uma metodologia de ensino?) e de aumento da literacia das nossas populações.

É uma evidência que o cinema continua a exercer uma grande influência nas emoções humanas levando milhares de pessoas às salas de exibição. Na sala, que vai ficando gradualmente escura, a luz do projetor domina estimulando inúmeros sentimentos. O riso, o choro, o aplauso fazem parte do espetáculo.

A primeira sessão pública de cinema foi em 1895, organizada pelos irmãos Lumière, onde foi projetado o filme do momento da saída dos trabalhadores de uma fábrica (La Sortie de L’usine Lumière à Lyon). https://www.youtube.com/watch?v=4jmCFzzCQvw

Utilizaram um aparelho chamado cinematógrafo, que projetou imagens em movimento para cerca de 30 espetadores.

Um ano depois, em 12 de novembro de 1896, o portuense, Aurélio Paz dos Reis, exibe no Teatro do Príncipe Real (atual Teatro Sá da Bandeira), uma réplica desse primeiro filme exibido em Paris, no Grand Café. http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=905&type=Video

O norte de Portugal não estreou a exibição cinematográfica, mas foi pioneiro na apresentação de filmes de produção nacional.

Para assinalar o Dia Mundial do Cinema a equipa do Plano Nacional de Cinema propõe o visionamento do filme “Viagem à Lua” (Le Voyage dans la Lune), de Georges Méliès. Que poderás ver aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fRpsT8Vc_68

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo