Projeto Eco-Escolas

Eco-EscolasO Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela ESAG, no âmbito da Educação Ambiental. Este Projeto é coordenado a nível nacional pela Associação Bandeira Azul (ABAE) e destina-se a todos os graus de ensino. A sua metodologia, inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação dos alunos na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. O Programa envolve um conjunto diversificado de iniciativas sob a forma de projetos, desafios e concursos. O apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação do Programa Eco-Escolas na ESAG são realizados pela ABAE, com o apoio da Comissão Nacional e do Município de Vila Nova de Gaia. A implementação dos passos da metodologia do Programa Eco-Escolas inclui a criação do Conselho Eco-Escolas, a realização da Auditoria Ambiental, a produção do Eco-Código, a elaboração e a avaliação do Plano de Ação.

A implementação deste Projeto na ESAG permite contemplar o objetivo do Projeto Educativo da ESAG: Promover uma consciência Ecológica assente numa educação ambiental.

A Escola tem vindo a candidatar-se e a receber o respetivo Galardão Eco-Escola, desde o ano 2009/2010. 

Na ESAG existem pontos para a recolha de tampinhas, tinteiros, radiografias, pilhas, eletrodomésticos, rolhas de cortiça, lâmpadas e vários eco-pontos, sendo toda a comunidade escolar sensibilizada neste sentido.

Informação sobre o Projeto pode ser consultada em http://www.abae.pt/

https://esagarrett.com.pt/wpr/?cat=26

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo