“Café com Letra” – “Ética – Desporto, Escola e Vida”

No âmbito da submissão da candidatura à Bandeira da Ética, a Escola Secundária de Almeida Garrett (ESAG) promoveu o estabelecimento de uma parceria tripartida com a Associação de Pais da Escola Secundária de Almeida Garrett (APELGA) e com a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Almeida Garrett (AE), com as quais se relaciona na implementação da sua atividade. A parceria estabelecida contempla referências específicas e concretas ao trabalho de promoção da ética e valores no desporto que se pretende implementar no âmbito dessa mesma parceria, nomeadamente, as inscritas no Projeto Educativo (PE) da ESAG.
Na sequência do estabelecimento da supracitada parceria, o Diretor da escola, Dr. Paulo Mota, aproveitou para lançar o desafio à APELGA para promover um “Café com Letra”, que teve lugar a 25 de fevereiro de 2022, e cujo tema foi o da “Ética – Desporto, Escola e Vida”.
Neste evento, para além de pais e encarregados de educação, bem como de alunos, marcaram presença atletas e outras personalidades relevantes na área da Educação e do Desporto, nomeadamente e entre outros, o Dr. José Guilherme Aguiar, Vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Dr. João Paulo Correia, Deputado à Assembleia da República e Presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, o Dr. Vitor Dias, Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude – Direção Regional do Norte, a Dra. Carla Almeida, Diretora do Centro de Medicina Desportiva do Porto, o Dr. André Nascimento, Técnico do Instituto Português do Desporto e Juventude – Direção Regional do Norte, o Dr. Carlos Silva, Diretor do Centro de Formação Gaia Nascente, o Dr. João Miguel Gonçalves, Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Dr. Sérgio Afonso, Delegado Regional da DGEstE-DSRN, a aluna Beatriz Brandão, representante da Associação de Estudantes da ESAG, a D. Virgínia Soares e a D. Daniela Lino, ambas Assistentes Operacionais da ESAG, o Eng. Carlos Gonçalves, Presidente da Assembleia-Geral da FEDAPAGAIA, o atleta internacional de Andebol do Futebol Clube do Porto, Rui Silva, o Dr. Sérgio Rodrigues, da BOXPT e o Dr. Mário Santos, Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
A cerimónia de abertura esteve a cargo do Presidente da APELGA, Sr. Manuel Brandão, sendo que as intervenções, que tiveram lugar ao longo do “Café com Letra”, de todas as supracitadas personalidades, assim como do Diretor da escola, Dr. Paulo Mota, foram moderadas pelo Prof. Doutor José Mário Cachada, docente de Educação Física da ESAG e, simultaneamente, Embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).
No decorrer do “Café com Letra”, o Dr. Vitor Dias, Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude – Direção Regional do Norte, surpreendeu muitos dos presentes ao proceder à entrega de material didático destinado à área disciplinar de Educação Física e do Desporto Escolar, no âmbito do projeto Escolas Ativas.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo