Carateriza-se por ser uma unidade especializada de apoio educativo. O seu funcionamento assenta em modelos de intervenção de caráter contextual, preventivo, colaborativo e de desenvolvimento de competências. Desenvolve a sua ação na escola em articulação direta com os seus órgãos e profissionais.
O SPO constitui um recurso de que a escola dispõe para satisfazer as suas necessidades e para cumprir os objetivos que socialmente tem. Esta posição – “ser da escola” e “estar dentro da escola” – tem como principal vantagem o permitir um conhecimento em primeira mão da realidade e a possibilidade de influenciar de forma permanente o seu desenvolvimento.
Definindo o aluno como o “alvo” da intervenção do psicólogo na escola pode verificar-se que o trabalho não se limita a uma ação direta com o mesmo, mas envolve sistematicamente os elementos significativos que lidam diretamente com ele (professores, pais, funcionários) e o seu contexto de vida de modo a produzir mudanças no sistema de relações existentes e consolidar essas mudanças.
O SPO este ano letivo é assegurado pelas psicólogas Carla Meneses, Joana Pinheiro e Regina Fernandes e desenvolve a sua ação nas seguintes áreas:
- Informação e aconselhamento vocacional;
- Apoio psicológico e psicopedagógico;
- Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da Comunidade Educativa.
Fonte: http://euroguidance.gov.pt/